top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeila Maia

Tchau, chupeta! Truques e estratégias para ela ir embora de vez

Atualizado: 22 de ago. de 2019


Foto por Peter Bucks - Unsplash

Muitas mamães e papais da escola pedem dicas para tirar a chupeta dos pequenos. Ao longo dos anos, fomos percebendo que algumas estratégias e truques funcionam melhor que outros e sempre guiamos as famílias de acordo com esse conhecimento. Selecionamos os principais para contar para vocês:


1. Diminua aos poucos os períodos em que permite o uso da chupeta.

2. Restrinja a chupeta a momentos críticos do dia, como a hora de dormir ou quando seu filho está doente, se sentindo mal. Seja firme.

3. Se for premiar a criança por não usar a chupeta, prefira brincadeiras, passeios, privilégios, adesivos ou presentinhos simples -- não dê doces a ela no lugar da chupeta. Isso reforça hábitos alimentares ruins, que depois terão que ser corrigidos!

4. Reforce a ideia de que crianças mais velhas não usam chupeta -- elas adoram se sentir mais crescidas.

5. Incentive a criança a dar todas as chupetas para alguém -- nem que seja o Papai Noel ou o coelhinho da Páscoa. E, depois que ela der, faça de tudo para não voltar atrás. Se não houver nenhuma data apropriada próxima, você pode inventar a "fada da chupeta", que deixa um presentinho em troca.

6. Converse com outros pais para saber que estratégias eles usaram. Há quem faça, por exemplo, um furinho na chupeta, prejudicando a sucção, e diga ao filho que a chupeta "quebrou".

7. Identifique os sinais de que seu filho está pronto para largar a chupeta e aproveite o momento. Durante um resfriado, é comum que a criança rejeite a chupeta, pois precisa respirar pela boca por causa do nariz entupido. Se isso acontecer, tire as chupetas de vista e espere. Quando seu filho pedir a chupeta, não dê imediatamente. Pode ser que ele largue o hábito naturalmente.

8. Invista na rotina da hora de dormir: anuncie uma mudança (um bichinho novo, a mudança do berço para a cama, um novo hábito, de ouvir música ou contar histórias de um livro, por exemplo) e explique que na nova rotina -- de criança grande -- não há espaço para a chupeta. Mudanças de hábitos próximos são excelentes para mudar um hábito ruim. Além disso, o entusiasmo com a novidade pode ajudar.


Você tem outras dicas para sugerir? Comenta aqui embaixo para que outros papais e mamães que também Aprendem com o Colinho possam ter mais ideias e finalmente vencer a luta contra a chupeta!

152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aprendendo com o Colinho

bottom of page