top of page
Buscar
  • Leila Maia

5 coisas sobre adaptação escolar para te ajudar nessa etapa


O que você sente quando pensa em pôr o seu bebê na escola? Dá um aperto no coração, um certo medo de como vai ser isso, não é mesmo? A gente quer estar o tempo todo com a criança, mas nossas outras obrigações acabam nos impedindo disso. Colocar o pequeno na creche ou até mesmo mudar nosso filho de escola não é algo ruim, na verdade, é uma experiência engrandecedora para o desenvolvimento emocional e afetivo da criança. Nem sempre seu filho vai gostar de primeira do novo ambiente, a mudança de espaço e o convívio com novas pessoas pode causar estranhamento. Para isso, o período de adaptação escolar é fundamental e ajuda não só os pimpolhos como também as famílias que vão sentir a mudança na rotina.


Nós do grupo Colinho de Mãe listamos algumas dicas fundamentais para ajudar no período de adaptação escolar. Você pode conferir todas abaixo:


  • Pesquise

Para que você sinta mais confiança em suas escolhas é importante que você pesquise e conheça vários lugares. Pegue indicações de amigos, confira as redes sociais, avaliações, faça visitas! Mas no final, decida por você, pensando naquilo que você imagina como sendo o melhor para o seu filho.


  • Confie na sua escolha

Escolheu a escola, mas não tem muita certeza ainda? Calma! Isso passa! Confie na sua decisão e demonstre segurança quando falar da nova escola para seu filho, isso vai fazer com que ele também se sinta mais seguro com a mudança na rotina.





  • Aproxime a escola da sua casa

Criar familiaridade com a escola antes das aulas é um jeito de ajudar a criança com a adaptação. Você pode levá-la para conhecer o novo espaço, sua salinha, os novos brinquedos antes das aulas começarem. As crianças também costumam ter objetos favoritos em casa, levá-los para a escola é uma forma de trazer familiaridade.


Aqui no Colinho de Mãe, nós temos um bonequinho que ajuda justamente nesse momento de adaptação escolar. Ele tanto aproxima a escola da família, como também traz um pouquinho de casa para a escola quando a criança o traz para brincar.


  • Acompanhe

Pergunte sempre como foi o dia, o que achou, o que aprendeu. Conheça os amiguinhos e as famílias, as professoras. Participe das atividades na escola e fique sempre atenta em como a criança está reagindo a essas perguntas, isso vai ser um sinal de como anda a adaptação escolar.


  • Aproveite


As aulas começaram, as crianças estão se adaptando, então aproveite! Curta a mudança na rotina e aprecie ainda mais os momentos juntos. Você vai se surpreender e se encantar com o tanto que seu filho vai aprender e se desenvolver!




O Grupo Colinho de Mãe entende esse processo e valoriza o bem-estar infantil. Para ajudar as crianças e as famílias, montamos um cronograma de adaptação, onde os pais participam das atividades junto com seus filhos em alguns dias. No decorrer do tempo, quando já existe alguma familiaridade com o ambiente, a presença dos pais é diminuída e os pequenos já conseguem permanecer mais tempo dentro de sala. Os choros aos poucos vão sendo substituídos pelas gargalhadas das novas brincadeiras e estar na escola é como estar em casa. A adaptação escolar pode levar meses para ser concluída. Mas isso não quer dizer que ela precisa ser difícil e turbulenta. Queremos sempre o melhor para a criança e temos que respeitar o tempo dela. O papel da família é dar suporte para o pequeno e incentivá-lo a continuar indo para a escola, até que ela se torne uma extensão de casa.


O Colinho de Mãe é o melhor lugar para seu filho!

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aprendendo com o Colinho

bottom of page