top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeila Maia

Primeiros Dentinhos

O nascimento dos primeiros dentinhos é um momento emocionante para a família, um dos marcos do desenvolvimento infantil! Porém, sabemos que pode ser angustiante para os bebês e para os pais. Por isso preparamos esse material cheio de informações para deixar essa etapa mais tranquila!



Bebê mordendo primeiros dentinhos
Foto de Victoria Borodinova no Pexels


Vários sinais indicam o surgimento do primeiro dente. Vamos falar de alguns deles e dar dicas de como lidar com o processo de dentição.


1- Mais e mais baba!

Este é um sinal clássico que os dentes estão vindo. No entanto, é bom lembrar que cada bebê tem o seu tempo e talvez o início não seja imediato. A solução para esse inconveniente é simples: manter uma boa quantidade de babadores e toalhinhas por perto.


2- Mudanças de humor, irritabilidade e insônia.

Os incômodos e as dores provocam grande mal-estar nas gengivas. Assim, a criança tenta lidar com a dor da melhor maneira possível, acarretando em mudanças de comportamento e humor.

Alguns bebês se mostram letárgicos e apáticos, outros ficam ativos e em estado de alerta. Seja qual for a situação do seu pimpolho, muita paciência e acolhimentos são essenciais!

Se a situação estiver preocupante, sugerimos buscar o acompanhamento do dentista, já que só ele pode te receitar outras maneiras de aliviar o sofrimento do seu filho.


3- O pequeno coloca tudo na boca.

Isso acontece pois a criança quer realizar alguma pressão nas gengivas, e ao morder, o bebê sente um pouco de alívio da dor. Por isso mãos, brinquedos, roupas ou qualquer tipo de objeto pode ser levado à boca. Preste atenção no que ele vai morder para evitar infecções, intoxicações e asfixia.


Você pode ajudar o seu filhote oferecendo mordedores de borracha, que massageiam a gengiva. Alguns possuem gel dentro e podem ser levados à geladeira. Frios, são ainda mais eficazes no alívio da dor. O mesmo vale para sucos e alimentos gelados, como picolés de leite materno, além do próprio gelo!


Você tem outra sugestão ou dica que foi útil aí na sua casa? Compartilha com a gente e com as famílias que Aprendem com o Colinho!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aprendendo com o Colinho

bottom of page